Escolha uma Página

CHECKCLIST

Checklist, do inglês, significa “lista de verificações“. É a junção de check (verificar) e list (lista). É um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas.

Um Checklist pode ser aplicado em várias atividades e é usado, frequentemente, como ferramenta de segurança no trabalho, em inspeções de segurança.  No processo industrial, por exemplo, consiste numa lista essencial que deve ser cumprida antes da partida de uma máquina ou linha de produção. Neste caso, deve ser verificado o correto funcionamento de todos os equipamentos, motores, sistemas de comunicação e controle, etc.

Não existe um padrão específico de documento, cada empresa deve adotar a forma mais simples e adequada de efetuar o controle. No entanto, o cuidado maior deve ser em listar o máximo possível de informações pertinentes ao que se deseja controlar.  

É recomendável que este processo de controle seja gerenciado de maneira formal e sistêmica, de modo a contribuir para evitar possíveis ocorrências adversas ao sistema. 

Vantagens:

– Técnica muito simples, direta e, facilmente, compreendida por todos os membros da organização;

– Não necessita de profissionais externos, custo zero para a empresa;

– Serve como lista de lembrança das ações que devem ser cumpridas, de forma ordenada e sistêmica. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Endereço

Rua General Osório, 146 – Vila Martina – 13271-130 – Valinhos – SP

Phone

(19) 3244-2783

(19) 98186-6555

ALS Consultoria 2024 – Desenvolvido por 1TD - Transformação Digital