Plano de Atendimento a Emergências (PAE)
Em toda e qualquer atividade empresarial existe o risco de perdas acidentais relacionadas aos recursos humanos, instalações, meio ambiente ou ao produto de sua atividade.
Estrategicamente as medidas preventivas são, sem dúvida, as ações prioritárias a serem desenvolvidas, porém é mandatório que concomitantemente seja implementado o Plano de Atendimento a Emergências (PAE) para situações que, embora previsíveis, não possam ser evitadas.
Dentre estas se destacam interferências externas à organização como, por exemplo, os movimentos grevistas de segmentos diretos e indiretos à atividade da empresa, manifestação política na sociedade como um todo, ou ações criminosas como assaltos e sequestros e, ainda de eventos relacionados à natureza, tais como inundações e paralisação de energia, dentre outros.
Quanto aos aspectos internos à organização, as inadequações de instalação ou de rotinas que possam gerar situações de risco, levando a consequências como Acidentes de Trabalho, incêndios e vazamentos de produtos químicos, dentre outros.
Não há suficiente tempo durante uma emergência para decidir quem é o responsável por investigar grupos externos, para identificar fontes de ajuda, ou para treinar o pessoal para responder à emergência. Estas ações devem ser tomadas ANTES da emergência.
Um Plano de Resposta a Emergência visa minimizar as perdas tendo como Diretriz que rigorosamente todos os procedimentos adotados, sem inversão de ordem, visem:
I. Proteção de colaboradores e clientes, comunidades vizinhas e meio ambiente.
II. Proteção do Patrimônio.
III. Retorno da atividade à normalidade.
Assim, a revisão do PAE, que é parte integrante do PGR, terá atualização em seus conteúdos, no mínimo, os itens relacionados a seguir:
- Introdução;
- Estrutura do Plano;
- Descrição das Instalações Envolvidas;
- Informações de Segurança de Processo;
- Revisão dos Riscos de Processo;
- Cenários Acidentais Considerados;
- Área de Abrangência e Limitações do Plano;
- Estrutura Organizacional de Resposta (EOR);
- Fluxograma de Acionamento;
- Ações de Resposta, Recursos Humanos e Materiais;
- Divulgação, Manutenção e Atualização do Plano;
- Cronograma de Eventos Teóricos e Práticos;
- Periodicidade de revisão do plano.
O PAE visa padronizar a estrutura, organização e recursos para o desenvolvimento das ações a serem tomadas, em situações de emergência, quando as ações gerenciais de caráter preventivo não obtiverem êxito.
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Endereço
Rua General Osório, 146 – Vila Martina – 13271-130 – Valinhos – SP
Phone
(19) 3244-2783
(19) 98186-6555
ALS Consultoria 2024 – Desenvolvido por 1TD - Transformação Digital