SIL
Antes de falarmos sobre os Níveis de Integridade de Segurança (Safety Integrity Level – SIL), é importante esclarecer alguns conceitos para o seu melhor entendimento:
- SIS – Sistema Instrumentado de Segurança
Os Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) são um conjunto de instrumentos e controles, normalmente, compostos por sensores, solucionadores de lógicas e elementos finais, cuja finalidade é de trazer o processo de uma planta ao estado seguro quando o mesmo estiver em condições perigosas ou potencialmente perigosas que possam, consequentemente, resultar num evento perigoso. Os SIS são projetados para reduzir o risco de um processo para um nível tolerável com a redução da frequência de ocorrência de incidentes indesejáveis.
- FIS – Função Instrumentada de Segurança
Uma função instrumentada de segurança é uma ação realizada por um SIS. Esta função é um conjunto de ações que protege contra um perigo único específico. É possível implantar uma ou mais FIS em um SIS com múltiplos inputs e outputs.
- PFD – Probabilidade de Falha na Demanda
A definição de probabilidade é um número adimensional (0 £ P £ 1) empregado para descrever a chance de ocorrência de um evento durante um intervalo especificado, ou a probabilidade condicional de que um evento ocorrerá, dado que um outro evento precursor ocorreu.
A Probabilidade de Falha na Demanda (PFD) é a indisponibilidade do sistema devido a ocorrência de um evento, ou seja, é a fração de tempo em que o sistema está indisponível para executar a sua função de segurança quando a planta está operando. Em outras palavras, a especificação de uma SIS para reduzir a possibilidade de acidentes depende de uma taxa considerada como aceitável e a PFD é o atributo que especifica este valor.
- FRR – Fator de Redução de Risco (Risk Reduction Factor – RRF)
O Fator de Redução de Risco expressa a magnitude da redução de risco conseguida com a implementação de uma medida de redução de risco,
O Nível de Integridade de Segurança (SIL) é a quantidade de redução de risco que um SIS pode fornecer baseado num intervalo de probabilidade de falha na demanda (PFD) para uma função instrumentada de segurança (FIS) particular.
O SIL é o parâmetro de projeto chave que especifica a medida de redução de risco que um equipamento de segurança requer para alcançar uma função particular. Se um SIL não é selecionado, o equipamento não pode ser propriamente projetado, pois somente a ação é especificada, não a integridade.
Os valores das categorias de SIL são fixados por norma que vai de 1 a 3, como definido pela ANSI (1996), ou de 1 a 4, como definido pela IEC 61508 (1998, 2000) e IEC 61511 (2003). Quanto maior o SIL (valores atribuídos de 1 a 4), maior a confiabilidade requerida. A Tabela abaixo mostra o intervalo da PFD e do fator de redução de risco (Risk Reduction Factor – RRF) que corresponde a cada SIL.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Endereço
Rua General Osório, 146 – Vila Martina – 13271-130 – Valinhos – SP
Phone
(19) 3244-2783
(19) 98186-6555
ALS Consultoria 2024 – Desenvolvido por 1TD - Transformação Digital